quinta-feira, 21 de junho de 2012

PROJETOS CULTURAIS EM REDES SOCIAIS


É natural o financiador exigir a veiculação da sua marca na comunicação de um projeto, seja em Leis de Incentivo, editais culturais ou mesmo convênios. O proponente então deve sempre procurar a melhor maneira de inserir seus patrocinadores nas ações publicitárias da proposta, pois estas configuram-se como contrapartida primordial de qualquer projeto. É o que chamamos de Plano de mídia ou Plano de comunicação.

Normalmente os projetos preveem em seu plano de comunicação, a depender do seu porte, panfletos, cartazes, spots de rádio e TV, outdoor e etc. Todos estes veículos são de certa forma eficazes pois fazem parte de um esquema de comunicação que consiste em um emissor e diversos receptores aleatórios.

Contudo, essas ações caracterizam-se, no cenário atual, também como efêmeras e de custo elevado, haja vista que, a depender do mecanismo de incentivo, cerca de 15% a 20% do valor total de um projeto pode ser investido em comunicação. É preciso então que se criem outras possibilidades de comunicação com o público alvo. 

A disseminação das redes sócias no brasil e no mundo é um fato que deve ser acompanhado pelo setor cultural, pois possibilita comunicação de vários emissores e receptores ao mesmo tempo, além de criar uma política de relacionamento extremamente duradoura com o público alvo direcionado a seus objetivos.


Vejamos outras vantagens da comunicação de projetos culturais nas redes sociais:

  • baixo custo, apesar de serem necessárias algumas horas de dedicação diária para se atingir o resultado desejado;

  • veiculação da sua marca e dos financiadores;

  • aproximação na relação e participação do público-alvo desejado e fidelização dos mesmos;

  • permanência da sua marca no ambiente social.


Além destes benefícios as redes sociais como Facebook, Twitter e Blogger nos dão estatísticas periódicas e diárias que fornecem bases reais para o planejamento e execução do plano de mídia do seu projeto. Ainda podemos dizer que a maior vantagem da comunicação institucional em redes sociais é o dialogo direto com o público e a formação de parcerias para seu projeto e/ou sua instituição cultural.



Consulte-nos e planeje uma ação estratégica eficaz para atingir seu público e divulgar sua instituição.


Entre em contato conosco para uma conversa mais detalhada.


Lourival Matos Júnior
AGC² - Cultura e Comunicação



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