quarta-feira, 20 de junho de 2012

ANTECIPE SUAS IDEIAS: O PROJETO BASE

Nos meses em que temos um grande número de editais culturais abertos a inscrições, é comum observarmos que muitos empreendedores da área começam a ter um monte de ideias e a transcrevê-las nos formulários padrão. 

Na verdade, o que realmente se vê nesses períodos é uma completa "salada maluca" de ideias, que nem sempre são viáveis e que vão consumir uma boa quantidade de tempo e esforço para serem elaboradas. Quando enceram-se as inscrições caímos de novo no ostracismo, até que chegue o ano que vem.

Um projeto base busca eliminar esse esforço desnecessário, além de permitir que o empreendedor trabalhe o ano todo, atingindo várias fontes de financiamento. Veja algumas vantagens em desenvolver sua ideia com antecedência:

    - Maior domínio da proposta em termos de sua viabilidade;

  - Maior consistência da proposta em termos técnicos e financeiros, essenciais a projetos que também visam aprovação em editais, onde são inscritos 3.500 projetos e aprovados somente 50, por exemplo;

   - Adequação rápida a diversos mecanismos de incentivo (leis, editais, chamadas públicas, convênios);

   - Possibilidade de busca de outros patrocínios: locais, apoiadores, parceiros;

   - Maior possibilidade de aprovação e captação de recursos.

A prática de elaboração de projetos base é fundamental para artistas, grupos ou instituições culturais que pretendem ampliar seu volume de captação de recursos e realização de projetos. Invista em você mesmo. Empreenda suas ideias de maneira racional.


André Freire Mastrorocco
AGC² - Cultura e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário