quinta-feira, 28 de junho de 2012

FACEBOOK E PROJETOS CULTURAIS


A cultura e a comunicação são pertinentes a todos os setores da sociedade. A cultura tem seu papel na criação de valores sociais, pois está situada no tempo e no espaço através de ações diretas. A comunicação por sua vez possibilita a ligação entre os seres. 


De fato, a comunicação sempre existiu e independe de Facebook ou de qualquer outra ferramenta web, no entanto, atualmente são bastante importantes pois funcionam como "amplificadores de sinal", aumentando o alcance da sua ação cultural.

No post chamado "PROJETOS CULTURAIS EM REDES SOCIAIS", vimos algumas vantagens em utilizar a web como parte do plano de mídia de um projeto. Neste post estão algumas dicas de como divulgar seu projeto e/ou instituição cultural neste ambiente social, mas precisamente o Facebook:


     1) Defina bem seu produto/ serviço cultural. É importante dominar aquilo que você oferece a seu público. As pessoas querem saber mais sobre você e seu produto, defina metas e desenvolva estratégia para ser visto;

     2) Crie uma pagina,  convide seus amigos e pessoas que possivelmente se interessariam pelo que você oferece. Use a ferramenta de pesquisa do Facebook;

     3) Participe dos grupos de interesse, converse com as pessoas do grupo, mostre seu produto/ serviço cultural. As pessoas também querem saber mais sobre você e não somente sobre seu produto;

     4) Mantenha dialogo com seu público e periodicidade de postagens, as pessoas não voltarão se você não oferecer nada a elas, responda aos recados das pessoas, se o seu conteúdo for interessante as pessoas compartilharão;

     5) Crie listas por interesse (tipo amigos, família, amigos de trabalho, clientes etc) assim você atingirá as pessoas devidas a cada conteúdo;

     6) Crie um anuncio pago no Facebook. Esta ferramenta é muito eficaz e pode ser muito bem direcionada ao público alvo de seu projeto. Por isso a importância de se definir bem o público que se pretende atingir e também seu produto/serviço cultural.


É importante ressaltar que o uso do Facebook no seu marketing cultural não anula outras formas de comunicação, por isso é importante planejar uma estratégia de comunicação que englobe outros veículos como blog por exemplo.

Estas são algumas dicas que utilizamos nas estratégias de marketing institucional da AGC². Esperamos que sirvam a todos e em breve voltaremos com outros post's.





Lourival Matos Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário