segunda-feira, 18 de junho de 2012

CULTURA E ECONOMIA: O QUE ISSO TEM A VER ?


     O que será que economia tem a ver com cultura ? E com produção cultural ? Que resultados podemos obter ao aliar desenvolvimento cultural à perspectivas econômicas ? Vamos começar a analisar esse cenário híbrido entre os valores culturais e os economicos.


     São vários os efeitos produzidos do hibridismo entre valores econômicos e culturais. Ao analisarmos esse universo pelo ponto de vista da economia da cultura, podemos observar que a mistura entre essas duas áreas gera, primeiramente, um terreno fértil para o desenvolvimento sustentável de um segmento de mercado que, além de movimentar consideráveis recursos financeiros, agrega valores que possibilitam a geração de capital social.



     A partir do desenvolvimento do setor cultural novos desdobramentos emanam. A geração de emprego e renda configura-se como um dos efeitos mais importantes nesse cenário, pois a cultura agrega uma vasta diversidade de agentes em sua cadeia produtiva.


     Além do aspecto meramente econômico, o setor cultural confere a esse cenário híbrido a possibilidade de ampliação da noção de cultura, da identidade cultural e da diversidade cultural das sociedades, pelo simples fato que seu desenvolvimento aumenta a circulação de bens e produtos culturais. No entanto é preciso que esse processo se dê de forma equilibrada. Cada produto ou bem cultural possui um nível de valoração econômica em relação a seus valores culturais.

     De fato, qualquer iniciativa que vise o desenvolvimento sustentável do setor cultural deve estar pautada nos pressupostos da economia da cultura. Só assim, poderemos promover um real desenvolvimento da cultura, ao mesmo tempo em que ampliamos perspectivas profissionais.

André Mastrorocco
AGC² - Cultura e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário